HISTÓRIA DO SINDICATO

Fundado em 24 de agosto de 1965, à Rua Matias de Albuquerque, no bairro do Uruguai, o Sindicato teve como primeiro presidente e fundador, o companheiro Antônio Apolinário de Andrade, que presidiu a entidade de 1965 a 1984.  Já no período de 1985 a 1989 quem assume o cargo é Crispim de Souza. No ano de 1990 o companheiro Antônio Apolínário de Andrade volta à presidência da entidade. Ele cumpriria 02 mandatos. É neste período, que em 1993 o Sindicato adquire a sua primeira e atual sede, localizada na Av. Luiz Tarquínio, 44, Boa Viagem- Salvador-Bahia.

Muita coisa mudou. Em cinco décadas de história o número de filiados saltou de 180 para 1.122 trabalhadores sindicalizados. Tudo isso resultado de muita luta, suor e perseverança. E não foi só o número de sindicalizados que aumentou.  Também  foram  muitas conquistas: Café da manhã para os (as) trabalhadores (as), criação do 23 de junho como o dia do Marmorista e Ceramista, aumento das horas extras de 60% para 70%, dentre outras ações.

Pensando em estender a luta em prol dos (as) trabalhadores (as) no estado,  o  SIND’LADRILHOS, no ano 2000, ampliou a sua base territorial. Agora, além de Salvador o SIND’LADRILHOS abrange as cidades de Alagoinhas, Amélia Rodrigues, Camaçari, Candeias, Dias D’ Ávila, Feira de Santana, Lauro  de Freitas, Mata de São João, Pojuca e Simões Filho.

É no ano de 2005 que o sindicato é registrado como SIND’LADRILHOS – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Ladrilhos Hidráulicos, Produtos de Cimento, Mármore, Granito, Artefato de Cimento Armado, Olaria e Cerâmica para a Construção da Cidade de Salvador, sob a presidência de Osmário Batista de Oliveira (2005 a 2009).  Atualmente o companheiro Nelson Santos Souza é quem preside  o  SIND’LADRILHOS (2009 a 2013).

DIRETORIA