02 abr 2018

A CTB lança nova edição da revista online Mulher de Classe,

Postado por admin em Sem categoria Nenhum comentário

Uma nova e combativa edição da revista Mulher de Classe está sendo lançada pela secretaria da Mulher Trabalhadora da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasi). A publicação é mais uma ferramenta de luta e resistência social criada para divulgar e ampliar a voz das trabalhadoras brasileiras. Este novo número reúne artigos de dirigentes sindicais da central que atuam em todo o país, e revela suas lutas, conquistas e desafios.

Este ano, a edição foi concluída sob o impacto da execução da vereadora carioca Marielle Franco, no dia 14 de março, e por isso sua imagem foi escolhida para estampar a capa, já que o atentado que a matou sintetiza, tristemente, as opressões de gênero, de raça e de classe que ainda dominam o Brasil de hoje, como bem observou a deputada federal Jandira Feghali.

Em suas 36 páginas, esta edição traz, entre artigos e reportagens, entrevista com a advogada Zilmara Alencar sobre os efeitos da reforma trabalhista nos direitos da trabalhadora, um balanço da representatividade feminina no país, ensaio crítico sobre o papel feminino nas telenovelas brasileiras, os preparativos para a Marcha das Margaridas e as manifestações do Dia Internacional da Mulher no Brasil e no mundo. E busca compor um retrato da atuação sindical e da luta feminista e classista hoje a partir da experiência das próprias sindicalistas.

A secretária da Mulher Trabalhadora, Celina Arêas, resumiu em uma frase a razão de existir desta revista: é pela vida das mulheres. “Iniciativas como essa são importantes e devem impulsionar o movimento sindical a debater as questões de gênero com toda urgência. Não dá mais para perdermos vidas de mulheres pelo simples fato de serem mulheres e desejarem ser donas de suas vidas”, afirma.
A publicação está disponível a partir desta quinta (29) na versão online e pode ser acessada aqui, no Portal CTB.

Deixe um comentário Nome, Email e mensagem são necessários