29 mar 2018

A CTB parabeniza Salvador e reafirma luta contra retrocessos

Postado por admin em Sem categoria Nenhum comentário

Salvador completa 469 anos neste dia 29 de março. A CTB-BA continua na luta contra as desigualdades sociais, concentração de renda e distintas formas de violência e preconceito que dividem a cidade e oprimem a maioria da população.

A Bahia é, historicamente, um celeiro de batalhas e revoluções pela liberdade e contra a tirania. Esse passado de luta inspira a CTB, que saúda o Município e seu povo, e se coloca na trincheira contra o autoritarismo, coronelismo, em defesa da liberdade e das massas oprimidas.

Nesse momento difícil que o país vive, de ataque à democracia, aos direitos da classe trabalhadores e frente à política ultraliberal de Estado Mínimo, é hora de reafirmar a luta contra os retrocessos.

A maior cidade da Bahia mistura beleza e dor. De um lado, estão suas inúmeras belezas naturais; de outro, graves problemas sociais, que precisam ser enfrentados e minimizados, a partir de políticas voltadas aos mais necessitados.

O prefeito da capital, ACM Neto (DEM-BA), deve priorizar, ao contrário do que tem feito, a população mais carente, uma vez que seu governo tem focado em obras, muitas de fachada, nas zonas mais ricas e elitizadas da cidade. A indústria de multas e o aumento dos impostos municipais também preocupam os movimentos sociais e sindicais.

De forma intransigente, não tem sentado à mesa para discutir as pautas do funcionalismo municipal, sem falar na política de arrocho de salários e retirada de direitos. Além disso, apoia o governo Temer, que tanto tem prejudicado a classe trabalhadora e o Estado da Bahia, cortando investimentos e recursos.

A gestão pública municipal tem retirado linhas de ônibus de bairros e dificultado a integração entre ônibus e metrô. Além disso, pouco tem feito pela contenção de encostas, o que coloca em risco a vida das pessoas na época de chuvas. Também tem apostado alto em festas faraônicas, enquanto os moradores carecem de serviços básicos de saúde, assistência social, educação e transporte.

Problemas como má distribuição de renda, subempregos, altíssima informalidade, proliferação de favelas e a miséria precisam ser urgentemente enfrentados. O povo tem necessidade de educação, acesso à saúde, moradia digna, empregos decentes, saneamento básico, etc. Os desafios são inúmeros, mas a luta vale a pena.

Feliz aniversário, Salvador.

Deixe um comentário Nome, Email e mensagem são necessários