30 abr 2018

Acidentes de trabalho devem crescer no Brasil

O Brasil é o quarto colocado no ranking mundial de acidentes de trabalho. O que está ruim certamente vai piorar com a nova legislação trabalhista e a terceirização. Segundo a OIT (Organização Internacional dos Trabalho), no mundo, são registradas 6,3 mil mortes por dia em decorrência a acidente de trabalho, o equivalente a 2,3 milhões por ano. Números de guerra.

No Brasil, dados da Previdência Social referentes a 2016, os mais recentes, mostram que naquele ano foram registrados 578,9 mil acidentes de trabalho. A maioria por conta da negligência das empresas com a segurança.

A expectativa para o futuro não é nada animadora. A nova legislação trabalhista e a terceirização irrestrita, impostas pelo governo Temer, agravam a situação. Os dados comprovam. No Brasil, a cada 10 mortes por acidente de trabalho, oito são trabalhadores terceirizados.

A jornada de 12 horas por 36 (artigo da nova lei) é outro fator que precariza as condições do brasileiro. O trabalhador que exercer a função por 12 horas diretamente tende a ficar muito mais cansado e suscetível a sofrer um acidente de trabalho.