02 mar 2018

Desemprego, corrupção e saúde são os fantasmas do povo brasileiro

De acordo com a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira – Problemas e Prioridades para 2018, realizada pelo Ibope para a CNI, o desemprego e a corrupção são citados por 56% e 55% da população, respectivamente, enquanto a saúde aparece em terceiro lugar, com 47% de citações entre os três principais problemas do país.

Esses três problemas permanecem como os mais citados na comparação com o ano passado. O desemprego mantém-se em primeiro lugar, enquanto a corrupção é o problema que mais cresce: em 2016, foi citado por 40% dos brasileiros, percentual que passa para 55% em 2017.

O segundo problema com maior ganho de citações é o custo de vida, fator que passa de 7% de citações em 2016 para 13% em 2017. O aumento no percentual de citações faz com que esse fator salte da 11ª colocação, em 2016, para a 6º colocação em 2017.

O topo do ranking de principais problemas muda de acordo com a região do Brasil. Nas regiões Norte/Centro-Oeste e Nordeste, o desemprego aparece em primeiro lugar, com 59% e 56% de citações entre os três principais problemas, respectivamente. Nessas regiões, a corrupção aparece em segundo lugar, citada por 56% da população nas regiões Norte/Centro-Oeste e por 47% na região Nordeste.

No Sudeste, o desemprego aparece empatado com a corrupção em primeiro lugar, ambos com 57% de citações entre os três principais problemas do país. Já a região Sul se destaca como a única para a qual a corrupção aparece isolada em primeiro lugar, com 63% de citações entre os três principais problemas do país. Em segundo lugar, na região, aparece o desemprego, com 51% de citações.

Fonte: Vermelho