07 mar 2018

No Brasil, um acidente de trabalho a cada 48 segundos

A falta de investimento em prevenção por parte das empresas levou o Brasil a registrar cerca de 3,993 milhões de acidentes de trabalho de 2012 até esta segunda-feira (05/03). Isso significa uma ocorrência a cada 48 segundos.

Na Bahia, em igual período, 74.236 acidentes – um a cada 43 minutos e 44 segundos. As informações são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, desenvolvido pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) e pela OIT (Organização Internacional do Trabalho).

O número total de pessoas afastadas do trabalho pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), 52%, ou 31.082 empregados, são vítimas de acidentes enquanto outras 47,75% (28.361) foram afastadas por doenças. Os homens são os mais atingidos, 42.497 (68,84%). Entre as mulheres, o índice é de 30,16% (18.356).

Em decorrência do ambiente inadequado, das pressões e do assédio moral, os bancários estão entre as categorias que mais são acometidas por doenças ocupacionais. Além dos problemas incontestáveis para o trabalhador, os afastamentos ainda oneram a Previdência Social.

Segundo o MPT (Ministério Público do Trabalho), entre 2012 e 2017, os acidentes de trabalho custaram cerca de R$ 26 bilhões à Previdência. Os valores foram gastos com auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensão por morte e auxílio acidente. Só este ano, os gastos já chegam a quase R$ 800 milhões do orçamento público.

De acordo com cálculos da OIT, por ano, o Brasil perde 4% do PIB (Produto Interno Bruto) com despesas oriundas de práticas pobres em segurança do trabalho.