13 nov 2017

O 13o deve injetar R$ 8,5 bi na economia baiana

Para o trabalhador em geral, uma das grandes expectativas, com a chegada do final do ano, é com relação ao pagamento do décimo terceiro salário – a primeira parcela deve ser paga pelas empresas até o próximo dia 30. Também chamada de gratificação natalina, essa remuneração, aqui na Bahia, deve injetar na economia o valor de R$ 8,57 bilhões até dezembro, mês em que a segunda parcela deve ser paga (até o dia 20).

Ainda conforme o levantamento, divulgado ontem pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), estima-se que 4,7 milhões de baianos recebam o 13º salário, o que equivale a 5,61% do total nacional e a 25,95% da Região Nordeste. Do total de pessoas que vão receber a gratificação, 48% dos beneficiados serão do trabalho formal e os outros 52% são de aposentados e pensionistas. Cada um desses deve receber, em média, o valor de R$ 1.711,95.

Com relação aos valores que cada segmento deve receber, o Dieese apontou que os empregados formalizados ficam com 61,6% (R$ 5,27 bilhões) e os beneficiários do INSS, com 31,9% (R$ 2,73 bilhões), enquanto aos aposentados e pensionistas do Regime Próprio do estado caberão 5,74% (R$ 492,5 milhões) e aos do Regime Próprio dos municípios, 0,8%. À nível de Brasil, estima-se que deverão ser injetados na economia brasileira mais de R$ 200 bilhões. Ao todo, Cerca de 83,3 milhões de brasileiros serão beneficiados com um rendimento adicional, em média, de R$ 2.251.

Ainda conforme o Dieese, o cálculo levou em conta dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ambos do Ministério do Trabalho. Além disso, também foram consideradas informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Previdência Social e da Secretaria Nacional do Tesouro (STN).

Fonte: Tribuna da Bahia