06 nov 2017

Trabalho intermitente é isso aí: 3 dias por semana com ‘salário’ de R$ 4,45 a hora

Nos últimos dias, a empresa Sá Cavalcante, que opera franquias da rede Bob’s, Spoleto e Choe’s Oriental Gourmet, vem oferecendo vagas de emprego com salários de R$ 4,45 por hora trabalhada, em uma jornada de cinco horas por dia, de sexta a domingo, o que significaria R$ 66,75 por final semana, ou R$ 267,00 por mês.

A contratação trata-se do chamado trabalho intermitente um dos dispositivos da “reforma trabalhista”, que entrará em vigor no dia 11 de novembro.

Para a vice-presidenta da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, Ana Claudia Bandeira Monteiro, o contrato intermitente dificulta a garantia dos direitos dos trabalhadores. “Eu considero essa questão do trabalho intermitente como uma das mais graves e mais lesivas ao trabalhador, porque o trabalho intermitente em si já traz uma série de retirada de direitos. Então, a partir dessa mudança, o trabalhador intermitente viverá sempre a incerteza de ter trabalho ou não, e de quanto ele ganhará em razão disso. E aí fica difícil de consolidar uma demanda em torno de direitos mínimos. Da forma como está colocado, é a insegurança absoluta”, disse a procuradora.

Fonte: Hora do Povo