05 jul 2017

Viva a Convergência Negra

Reunidas em Salvador no último sábado (1/7), lideranças do movimento negro representando as organizações nacionais de luta contra o racismo, além de organizações regionais e estaduais de todo o território brasileiro, unificadas sob a égide da Convergência da Luta de Combate ao Racismo no Brasil – Convergência Negra, em sua 4ª Plenária Nacional, declaram e tornam públicos os seguintes pontos que orientam, a partir deste documento, a construção da unidade da luta de combate ao racismo.

A construção deste documento se apresenta como posicionamento da Convergência Negra diante da grave crise civilizatória internacional, provocada pelo capitalismo neoliberal, o avanço das forças conservadoras, reacionárias, fascistas, racistas e misóginas.

Entre os pontos da agenda unitária aprovada pelo movimento negro estão o fortalecimento da atuação da Convergência Negra nos estados brasileiros, a realização da campanha pela Liberdade de Rafael Braga e a construção de uma grande conferência do movimento negro brasileiro em abril de 2018.